Deus concede sabedoria àqueles que pedem

✔Lição 1: A Ascensão de Salomão e a Construção do Templo
A Paz do Senhor!
📚 Façamos a leitura bíblica desta segunda feira:

📖Tg 1.5》”Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.”

Deus concede sabedoria àqueles que pedem

🔹️As tradições de sabedoria judaica freqüentemente enfatizavam a resistência e davam conselhos práticos sobre como lidar com as provações. O principal exemplo do AT. de pedir a Deus (Tg 4.2-3) por sabedoria é 1Rs 3.5, 9 e Deus sempre foi reconhecido como sua fonte (Pv 2.6).
🔹️Sabedoria. Nesta epístola é a compreensão cristã que se manifesta numa vida que segue a lei de Deus como sua regra de fé e moralidade.
🔹️Ao mencionar a “sabedoria” Tiago está se referindo não somente ao conhecimento, mas também à habilidade de tomar decisões sábias em circunstâncias difíceis. Sempre que precisamos de sabedoria, podemos orar a Deus, e Ele generosamente proverá aquilo que precisamos. Os cristãos não têm que tatear procurando no escuro, esperando encontrar inesperadamente as respostas. Podemos pedir a sabedoria de Deus para dirigir as nossas escolhas. (Pv 2.3)
🔹️Sabedoria significa “discernimento prático”. Começa com o respeito a Deus. conduz a um viver correto, e resulta em habilidade aumentada para dizer o que é certo ou errado. Deus está disposto a nos dar esta sabedoria, mas seremos incapazes de recebê-la se os nossos propósitos forem egocêntricos e não estiverem centrados em Deus. Para conhecermos qual é a vontade de Deus. precisamos ler a sua Palavra e pedir que Ele nos mostre como obedecê-la. Então devemos fazer aquilo que Ele nos diz.
🔹️A sabedoria que Deus dá não são necessariamente informações sobre como se livrar das dificuldades, mas, em vez disso, é discernimento sobre como aprender com as dificuldades (Pv 29.15). Não se trata de mais informações sobre como evitar momentos de prova, mas uma nova perspectiva a respeito das provações. A sabedoria de Deus começa com uma genuína reverência pelo Todo-poderoso (o temor do SENHOR, no Sl 111.10 e Pv 9.10) e uma firme confiança de que Deus está no controle de todas as circunstâncias, guiando-as para Seus bons propósitos (Rm 8.28).

Amém!

Professora Simone Bastos – Propedeutas da EBD

Deixe um comentário