O Espírito de Sabedoria e Revelação

A paz do Senhor!
✔ Lição 13: A multiforme Sabedoria de Deus
📚 Façamos a leitura bíblica deste sábado:


📖 Ef 1.17》”para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,”


➡️O espírito de sabedoria e revelação


🔹️Paulo continuava pedindo, em nome desses crentes, que Deus lhes desse em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação. O Espírito Santo dá “sabedoria” (Ef 1.8) – a habilidade de ver a vida pela perspectiva de Deus e ter discernimento. Ele também dá “revelação”, que se refere ao entendimento em seu conhecimento de Deus e dos mistérios da divina verdade. (1Co 2.14,16; Cl 1.9).
🔹️Pai da Glória. Paulo se referia particularmente à grandiosa majestade de Deus. No entanto, Deus é o nosso Pai, e a sua majestade nos pertence potencialmente, por sermos seus filhos. (“Senhor da Glória”, 1Co 2.8; “Deus da Glória”, At 7.2).
🔹️O ser humano não é capaz de compreender as coisas de Deus contando apenas com sua mente natural. Precisa que o Espírito o ilumine (1Co 2.9-16). O Espírito Santo revela a verdade da Palavra e, então, nos dá a sabedoria para compreendê-la e aplicá-la. Também nos concede o poder – a capacitação – para colocar a verdade em prática (Ef 3.14-21).
🔹️O cristão deve crescer no conhecimento de Deus. A salvação é o conhecimento pessoal de Deus (Jo 17.3). A santificação é o conhecimento crescente de Deus (Fp 3.10). A glorificação é o conhecimento perfeito de Deus (1Co 13.9-12). Uma vez que fomos criados à imagem de Deus (Gn 1.26-28), quanto melhor o conhecermos, melhor conheceremos a nós mesmos e uns aos outros. Não basta conhecer a Deus somente como Salvador. Devemos conhecê-lo como Pai, Amigo e Guia, e, quanto melhor o conhecermos, mais gratificante será nossa vida espiritual.
🔹️O desejo de Paulo era que os cristãos de Éfeso entendessem a grande riqueza que tinham em Cristo. O apóstolo sabia da fé e do amor dos efésios e se regozijava com eles.
A vida cristã possui duas dimensões inseparáveis: a fé em Deus e o amor aos homens. No entanto, Paulo sabia que a fé e o amor eram apenas o começo. Havia muito mais para os efésios descobrirem, e foi por isso que o apóstolo orou por eles e por nós.
🔹️Quando examinamos as orações de Paulo, aprendemos sobre a natureza da intercessão. Grande parte de nossas orações fica aquém da intercessão eficaz!

Amém!

Professora Simone Bastos – Propedeutas da EBD

Deixe um comentário