Falar com sabedoria produz melhores relacionamentos

✔Lição 1: A Ascensão de Salomão e a Construção do Templo

A Paz do Senhor!
📚 Façamos a leitura bíblica desta quinta feira:


📖 Cl 4.5》”Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.”


Falar com sabedoria produz melhores relacionamentos


🔹️”portar-se com sabedoria” Significa ter o cuidado de não dizer nem fazer coisa alguma que dificulte o testemunho do evangelho. Também significa estar alerta e usar as oportunidades que Deus dá para testemunhar pessoalmente.
🔹️A expressão “os que são de fora” refere-se aos de fora da família de Deus. Jesus fez uma distinção entre seus discípulos e os que eram de fora (Mc 4.11), e Paulo faz essa mesma separação (1Co 5.12, 13). Os que nasceram de novo são “membros espirituais”, pois pertencem à família de Deus e participam de sua vida.
🔹️Paulo lembrou os crentes da responsabilidade que tinham de ser sábios na maneira como agiam em relação aos que são de fora. Paulo estava observando que, embora a comunhão cristã faça (e deva fazer) algumas concessões pelos seus próprios erros, o mundo não as fará. O comportamento dos cristãos em relação aos incrédulos devia estar acima de qualquer reprovação. Os crentes não deveriam se esconder do mundo em uma organização secreta; antes, eles deveriam viver no mundo. Eles deveriam aproveitar ao máximo cada oportunidade, ou seja, remir o tempo, para compartilhar o Evangelho com os incrédulos. Paulo estava transmitindo um senso de urgência (Gl 6.10; Ef 5.15,16).
🔹️”Remir o tempo” é fazer bom uso de todas as ocasiões oportunas. Trata-se de um termo comercial que retrata o cristão como um
despenseiro fiel, que reconhece uma oportunidade quando ela surge. Da mesma forma que um comerciante não perde um bom negócio, o cristão usa todas as oportunidades para ganhar uma alma para Cristo.
🔹️Andai com sabedoria para com os que estão de fora. Muitas vezes, os primeiros cristãos eram vistos com suspeita, desconfiança e desdém. Eram considerados ateus porque não adoravam os deuses de Roma e da Grécia. Muitos os rotulavam de antipatriotas por não queimarem incenso diante da imagem do imperador. Alguns os acusavam de participar de orgias pois falavam em festas de caridade (Jd 12). Outros fomentavam suspeitas de que os cristãos eram, na verdade, canibais, que comiam e bebiam do sangue e do corpo do Senhor. Com essas deturpações das crenças e das práticas cristãs proliferando-se, era muito importante que mal-entendidos fossem esclarecidos por meio da vida virtuosa e impecável dos servos de Deus.
🔹️Como cristãos, porém, não devemos jamais ter um “complexo de superioridade santificado”. Cabe a nós testemunhar aos perdidos que nos cercam e procurar trazê-los para a família de Deus. Em primeiro lugar, temos a responsabilidade de nos portar com sabedoria, uma referência clara à vida diária. Os de fora e ainda não salvos observam os cristãos com espírito bastante crítico. Não se deve ter coisa alguma na vida que coloque o testemunho em risco.
🔹️Não basta portar-se com sabedoria e cuidado diante dos de fora. Também é preciso falar com eles e compartilhar a mensagem do evangelho. Mas deve-se ter o cuidado de dizer palavras controladas pela graça, de modo que apontem para Cristo e glorifiquem ao Senhor. Isso significa que a graça deve estar presente em nosso coração (Cl 3.16), pois a boca fala aquilo que está no coração.
🔹️Tendo graça no coração e nos lábios, seremos testemunhas fiéis, não juízes ou advogados de acusação! Jesus Cristo falava com graça. “Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das
palavras de graça que lhe saíam dos lábios” (Lc 4.22). Dentre as muitas declaração acerca de Jesus Cristo encontra-se esta: “nos teus lábios se extravasou a graça” (Sl 45.2). Mesmo quando estava tratando do pecado, Cristo proferiu palavras repletas de graça.
🔹️O que dizemos deve “transmitir graça aos que ouvem” (Ef 4.29). Mas é impossível fazer isso, a menos que a graça esteja presente em nosso coração e em nossas conversas. Aleluia!!

Amém!

Professora Simone Bastos – Propedeutas da EBD

Deixe um comentário