A insondável sabedoria divina

✔ Lição 13: A multiforme Sabedoria de Deus
Paz do Senhor!
📚 Façamos a leitura bíblica desta quarta feira:

📖 Rm 11.33》”Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!”

A insondável sabedoria divina

🔹️O método de Deus lidar com judeus e gentios é uma demonstração da grande sabedoria divina.
🔹️Aqui Paulo inicia repentinamente um cântico de louvor ao concluir o tratado dos capítulos 1-11 sobre o plano soberano de Deus para a nossa salvação. Paulo não pode fazer outra coisa senão entoar um cântico de louvor.
🔹️Quão insondáveis são os seus juízos! Paulo citou Isaías 40.13 ao explicar que somente Deus conhece esse plano. Ele é fruto da sua insondável sabedoria.
🔹️Seus planos nunca serão frustrados, nem seus propósitos deixarão de ser cumpridos. Nenhum ser humano é capaz de conhecer de todo a mente do Senhor, e, quanto mais estudamos seus caminhos, mais lhe damos louvor. Deus é sábio demais para fazer planos que não se cumprirão. Israel não lhe permitiu governar, de modo que Deus precisou prevalecer.
🔹️Não sabemos o que Ele planeja. Quando as rodas são colocadas em movimento e a providência já começou a trabalhar, ainda assim não sabemos o que Ele tem em mente; isso é inescrutável. As coisas secretas não pertencem a nós (Dt 29.29). O caminho de Deus está no mar (Sl 77.19; Jó 23.8,9). Não sabemos agora o que Ele faz (Jo 13.7). Não podemos dar razão dos procedimentos de Deus, nem encontrá-lo pela busca (Jó 5.9; 9.10). O julgamento de sua boca, e o meio de nosso dever, graças a Deus, são claros e fáceis, uma verdadeira estrada; mas os julgamentos de suas mãos e os meios de sua providência são escuros e misteriosos, os quais por essa razão não devemos inquirir, mas adorar silenciosamente e sujeitar-se. O apóstolo fala disso especialmente com referência àquela estranha mudança: a rejeição dos judeus e a acolhida dos gentios, com um propósito de receber os judeus novamente no devido tempo; essas eram condutas estranhas, a escolha de uns e a rejeição de outros, e nada de acordo com as probabilidades das suposições humanas. Todavia, ó Pai, porque pareceu bom aos seus olhos. Esses são métodos inexplicáveis a respeito dos quais devemos dizer: O profundidade!  insondáveis! não podem ser traçadas. Louvado seja o Senhor!!

Amém!

Professora Simone Bastos – Propedeutas da EBD

Deixe um comentário