Auxiliares dos líderes da igreja local

✔ Lição 12: O Diaconato
A Paz do Senhor!
📚 Façamos a leitura bíblica desta segunda feira:

📖Fp 1.1》”Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos,”

AUxiliares dos líderes da igreja local

🔹️Paulo escreveu esta carta quando estava em Roma. Ele havia chegado ali através de uma série de circunstâncias incomuns. Paulo havia chegado a Roma por volta de 59 d.C. e havia passado dois anos sob prisão domiciliar. A carta aos Filipenses foi provavelmente escrita durante o final de sua prisão ali, em 61 d.C. Ele tinha sido preso em Jerusalém pelos romanos, por aparentemente incitar um tumulto. Como um prisioneiro sendo injustamente julgado, Paulo usou a oportunidade de apelar a César para chegar a Roma (At 25.12). Paulo tinha desejado pregar o Evangelho em Roma e acabou chegando lá – em cadeias, passando por um naufrágio, e depois de muitas provações (At 27-28).
🔹️Paulo havia fundado a igreja em Filipos, de forma que os destinatários da carta eram os seus amados amigos e filhos na fé (At 16.11-40).
🔹️As pessoas a quem a epístola é dirigida: “…a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos”. O termo santos significa aqueles que são separados para Deus e refere-se a todos os cristãos em Filipos. Ele menciona a igreja antes dos ministros, porque os ministros são para a igreja, para a edificação e benefício dela, não a igreja para os ministros, para a dignidade, domínio e riqueza deles, (2Co 1.24). Eles não são somente servos de Cristo, mas servos da igreja por amor a Ele. (2Co 4.5).
🔹️Ela é dirigida também aos ministros ou oficiais da igreja: “…com os bispos e diáconos”, os bispos e anciãos, em primeiro lugar.
▪A palavra bispos remete àqueles que cuidavam do bem-estar espiritual da igreja local (sinônimo de anciãos e presbíteros em outras passagens, At 20.17 e Tt 1.5,7, respectivamente). Eram os principais administradores da igreja. As qualificações e obrigações dos bispos são explicadas detalhadamente em 1Tm 3.1-7 e Tt 1.5-9.
▪O vocábulo diáconos alude aos que serviam à congregação em funções especiais no culto. Eram escolhidos para tratar das preocupações externas e materiais da igreja. (At 6.1-7). As qualificações e obrigações dos diáconos são explicadas em 1Tm 3.8-13.
A menção desses dois grupos sugere que a igreja de Filipos havia crescido consideravelmente desde a primeira visita de Paulo (At 16.12-34).
🔹️O grande número de igrejas significava que nem o próprio Paulo, seus companheiros, nem todos os apóstolos podiam administrar os trabalhos cotidianos de cada igreja. Assim, Paulo sabiamente formou grupos de líderes, permitindo que os membros das igrejas governassem a si mesmos, sob a direção dos apóstolos.

Amém!

Professora Simone Bastos – Propedeutas da EBD

Deixe um comentário