Presbíteros apascentadores

✔Lição 11: O Presbítero, Bispo ou Ancião
A Paz do Senhor!

📚 Façamos a leitura bíblica desta quinta feira:

📖 1Pe 5.1,2》”Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: 2.pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;”

➡️Presbíteros apascentadores

🔹️Apóstolo Pedro que escreve: “…admoesto eu”. E, para reforçar essa exortação, ele lhes diz que é presbítero com eles, e assim não impõe nada a eles que ele não esteja disposto a fazer também, embora tivesse ainda mais autoridade por ser um dos apóstolos. (Fm 9; Lc 24.48; At 1.8, 22)
🔹️a palavra “testemunha”, neste versículo, não significa “testemunha ocular”. Nem Pedro nem os demais presbíteros tinham sido testemunhas oculares; no entanto, todos eles tinham sido convocados para “testemunhar” (declarar ou noticiar) os sofrimentos de Cristo àqueles que estivessem sob os seus cuidados. Como testemunhas, eles também poderiam participar daqueles sofrimentos, “testemunhando-os” pessoalmente em sua própria vida. (At 3.15).
🔹️Mas eles compartilham ainda mais, pois Pedro e os demais presbíteros, assim como todos os crentes, serão participantes da glória de Cristo, que se há de revelar quando Ele retornar. Pedro e os crentes estavam participando da glória de Cristo naquela época, e eles também participarão desta glória quando ela for revelada, no último dia (a Segunda Vinda). (Mt 17.1-3)
🔹️Todos os apóstolos eram presbíteros, ou anciãos, embora nem todo presbítero fosse apóstolo. Foi uma honra peculiar de Pedro e de alguns mais serem testemunhas dos sofrimentos de Cristo; mas é privilégio de todos os verdadeiros cristãos serem participantes da glória que há de ser revelada.
🔹️Os presbíteros deviam ser como pastores, que conduzem, orientam e protegem as ovelhas que estão sob os seus cuidados. Os crentes precisariam de bons líderes quando enfrentassem a perseguição.
🔹️Como eram diferentes o espírito e o comportamento de Pedro do espírito e do comportamento dos seus pretensos sucessores! Ele não ordena e manda, mas exorta. Ele não reivindica soberania sobre todos os pastores e igrejas, nem se intitula príncipe dos apóstolos, ou cabeça da igreja, mas se apresenta como presbítero.
🔹️ Apascentem o rebanho de Deus é uma repetição das palavras que o Senhor Jesus disse ao próprio Pedro (Jo 21.16). A mesma palavra grega é usada nas duas passagens, significando “guiar”, “atender”, “cuidar”, ou “pastorear”. O “rebanho” são os crentes; os presbíteros tinham responsabilidades sobre as igrejas individuais e, conseqüentemente, sobre uma certa parte do “rebanho” de Deus. (Jo 21.15-17; At 20.28)
🔹️Cuidar do rebanho não por força, mas voluntariamente. Os presbíteros deviam servir em razão do amor que sentiam por Deus. Pedro esperava que eles fizessem a vontade de Deus à sua maneira, tentando agradar a Deus com fervor. Os pastores e os presbíteros devem servir voluntariamente nas igrejas hoje. É freqüentemente difícil obter uma lista de candidatos para o cargo de presbítero devido à falta de disposição das pessoas da congregação para servir.
🔹️Cuidar do rebanho não por torpe ganância, mas de ânimo pronto. Em muitas das igrejas, os presbíteros eram pagos pelos seus serviços; no entanto, esta remuneração sozinha provavelmente não tornaria um presbítero rico. Esta tentação de ser ambicioso provavelmente surgiu porque as finanças da igreja (o dinheiro arrecadado para os pobres etc.) eram normalmente confiadas ao presbítero ou ao bispo. A oportunidade de abusar da confiança era bastante real. Assim, tanto Pedro como Paulo explicaram que os presbíteros devem receber um pagamento adequado e precisam ser homens de confiança no que se refere ao dinheiro (1Tm 3.8; 5.17,18; Tt 1.7,11). Em vez de se concentrarem no dinheiro, os presbíteros deveriam se concentrar no serviço. A palavra traduzida como “pronto”, de “boa vontade” é muito forte em grego e expressa grande zelo e entusiasmo.
🔹️Os líderes cristãos devem estar seguros de que seu ministério não é motivado pelo dinheiro, mas pelo desejo de fazer o bem àqueles que estão sob sua responsabilidade.

Amém!!!


Professora Simone Bastos – Propedeutas da EBD

Deixe um comentário