Áquila e Priscila: Exemplo de Mestre

EXEMPLO DE MESTRE
Áquila e Priscila.
Aperfeiçoando ensinadores

Muitos mestres se destacam individualmente em seu trabalho. Entretanto, a Bíblia nos mostra o exemplo de um casal que se destacou no ensino no Novo Testamento: Áquila e Priscila.

Esse casal teve a oportunidade de conhecer Paulo em Corinto (At 18), e, sendo Áquila construtor de tendas também, trabalhou com o apóstolo. Áquila e Priscila são lembrados carinhosamente por Paulo nestas palavras: “Os quais pela minha vida expuseram a sua cabeça; o que não só eu lhes agradeço, mas todas as igrejas dos gentios”, Rm 16.4. Mais dó que isso, são lembrados também por abrigarem, em seu lar, uma igreja (Rm 16.5 elCo 16.19). Mesmo não sendo ensinadores de tempo integral, utilizavam o tempo disponível para instruir outras pessoas.

O que me faz observar mais este casal de professores é o cuidado que tiveram com a sã doutrina e com seus alunos. Na cidade de Éfeso, onde estavam residindo após saírem da cidade de Corinto, apareceu um judeu da cidade de Alexandria. Seu nome era Apolo. Lucas o descreve como sendo um “varão eloqüente e poderoso nas Escrituras… fervoroso no espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor”, At 18.24-25.

Apolo era um exímio professor. Conhecia muito o Antigo Testamento, era comprometido com sua vida devocional e um grande pregador.

Havia, no entanto, um detalhe em Apolo que limitava sua mensagem: Ele conhecia apenas “o batismo de João”. Mesmo tendo aceitado Jesus e sendo um fiel seguidor, Apolo não sabia que seu Senhor batizava com o Espírito Santo. E Deus utilizou Áquila e Priscila para que mais uma promessa de Cristo fosse cumprida em Apolo.

Muitos desconhecem as promessas. Podemos ter um grande conhecimento e devoção, mas Deus poderá nos surpreender utilizando outras pessoas para nos revelar coisas que não conhecemos acerca Dele. Tendo Apolo pregado na sinagoga de Éfeso, Áquila e Priscila o levaram após tê-lo ouvido e,lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus.

Eles reconheceram em Apolo um potencial para o ministério completo.
Você tem tido visão para com os alunos que estão sob seus cuidados, ou tem ignorado que Deus pode exaltar os seus alunos, levando-os ao ministério, seja itinerante ou local? Eles viram em Apolo um obreiro usado por Deus e não um concorrente.

Você tem ouvido seus alunos e meditado de que forma poderá ajudá-los? Ou tem julgado sem imaginar o que eles sabem? Áquila e Priscila fizeram algo muito interessante: partiram do conhecimento que Apolo já possuía e apenas completaram o que o pregador havia aprendido. Não desrespeitaram a lei do ensino. Os meus e os seus alunos também já sabem alguma coisa, nós, apenas completaremos o “caminho de Deus”.

Eles foram um exemplo de fidelidade um ao outro e ao Senhor. Foram um exemplo no evangelismo e no trabalho secular e para a igreja que abrigaram em seu lar.
Mais do que isso, foram referência para Apolo, um dos grandes pregadores do Novo Testamento, reconhecido pelo pró­prio Paulo como um ministro de Deus.

Que o casal Áquila e Priscila seja ponto de referência para você também como exemplo de ensinadores cristãos tanto no aspecto público como particular, individual ou coletivo, no templo ou no lar.

FONTE: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=146838344163429&id=100065117922318

Deixe um comentário