Jesus, o Mestre dos Mestres

JESUS, O MESTRE DOS MESTRES!
(Gráfico e estudo – Pr. Antonio Gilberto)
JESUS – o Mestre dos mestres. Para o professor ser eficaz no ensino, precisa seguir de perto os passos do seu Mestre. Vejamos alguns pontos sobre Jesus como Mestre.

  1. Jesus conhecia a matéria que ensinava. A passagem de Lucas 24.27 faz menção ao maior estudo bíblico da história: abarcou o período de Moises a Cristo. (E, tão grande estudo foi dirigido para uma classe de 2 alunos!) Através dos Evangelhos vemos, por suas citações das Escrituras, como Jesus conhecia o Livro Sagrado.
  2. Jesus conhecia os seus alunos. Tanto eles andavam com Jesus, como Jesus os visitava. Os ensinos objetivos e ilustrados do Mestre, bem como seu modo de proceder para com eles, demonstram que Jesus os conhecia bem. (Ver Mateus capitulo 13; Lucas 15.8-10; Joao capitulo 21, etc.)
  3. Jesus reconhecia o que havia de bom em seus alunos (Ver Joao 1.47). O professor jamais deve apresentar-se a sua classe com ares de superioridade, com aspecto dominante. Paulo, com toda a sua grandeza, reconhece as qualidades dos seus irmãos na fé e cooperadores (Rm cap. 16; Fp 2.20-25).
  4. Jesus ensinava as verdades bíblicas de modo simples e claro. Exemplos: Lucas 5.17-26; 13.3; Joao 14.6. Ele tomava as ocorrências comuns da vida, conhecidas de todos, para ensinar as verdades eternas de Deus. (Ver Mateus 9.16; 11.16.)
  5. Jesus variava o método de ensino conforme a ocasião e o tipo de ouvintes. As vezes ele usava o método de perguntas, o ilustrativo, o de discussão, preleção, tarefas, leitura, etc. Com a mulher samaritana, usou o método de perguntas; com os discípulos a caminho do Jardim das Oliveiras, usou o de preleção.
  6. Jesus ensinava através do seu exemplo, isto e, sua vida de obediência. (Lede Joao 13.15; Atos 1.1; 1 Pedro 2.21).
  7. Jesus sabia o que ia fazer (Jo 6.6). O professor da Escola Dominical deve saber o que vai ensinar a seus alunos, quando diante de sua classe.
  8. Jesus ensinava com graça (Lc 4.22). E a graça divina na vida do professor que torna a sua aula realmente eficaz e de efeito duradouro para a gloria de Deus.
  9. Jesus ensinava com autoridade e poder divinos (Lc.4.36). Só aos pés do Senhor em oração e comunhão com Ele e que o professor obtém autoridade e poder divinos renovados em sua vida, para ensinar na casa de Deus.
    (Manual da Escola Bíblia Dominical – CPAD – Pr. Antonio Gilberto)

Deixe um comentário